quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Notícias

O centenário do nascimento do médico, etnólogo e arqueólogo Ary Tupinambá Pena Pinheiro, e os 67 anos de criação do Território Federal do Guaporé, que deu origem ao Estado de Rondônia, no próximo dia 13, serão os temas do evento programado para aquela data pela Academia de Letras de Rondônia.

A programação vai começar às 19 horas, no Teatro Banzeiros, e as inscrições podem ser feitas na hora ou através do endereço aclerencontrodeescritores@gmail.com, prevendo-se duas palestras sobre Ary Pinheiro e uma sobre o Território.

"Sobre o dr. Ary, que foi um dos fundadores da Academia de Letras, os sub-temas o abordarão como cidadão e como pesquisador nas áreas de etnologia e arqueologia, e, também, sobre seu trabalho como médico ", explicou o acadêmico Antonio Serafim, 2º vice-presidente da ACLER.
Sobre o cidadão e pesquisador Ary Pinheiro caberá a exposição à acadêmica Yeda Borzacov, e o sub-tema sobre sua atuação na Medicina será apresentado pelo médico e acadêmico Viriato Moura.

Antonio Serafim adiantou que caberá ao professor e historiador Walfredo Tadeu falar sobre o tema "Importância do Território Federal para o Brasil assumir a região de Rondônia". Ele explicou que a ACLER tem tratado os aspectos históricos dentro de contextos diferenciados, para permitir uma outra visão do tema.

"Em maio, disse o vice-presidente da ACLER, tratamos de Rondon dentro dos contextos da influência positivista em sua missão e os aspectos científicos dela. Em julho o tema foi a BR-364, mas do ponto de vista da sua influência na geopolítica amazônica. A proposta da Academia tem sido mostrar o fato ou a figura histórica de maneira diferente daquela que é comumente exposta, permitindo uma releitura do tema".

O vice-presidente da ACLER confirmou, ainda, para dia 30 de seetembro, a realização de um sarau, pela Academia, devendo o local ser definido até à próxima semana.

0 comentários:

Postar um comentário