Neo-Acadêmicos 2014

ANTONIO BACARAT

Baiano, Nascido em 13.02.87 em Itabuna-Ba, onde resido. empresário, escritor,. Desde os 13 anos de idade participando de concursos literários, tive o prazer de ter minhas poesias premiadas em diversos desses concursos, inclusive em Portugal, publiquei meu primeiro livro de poesias intitulado Versos de um Khalifa em 2012, e agora convidado para integrar a ALAF como Acadêmico Correspondente.


CÁSSIO CAVALCANTE

Cearense, jornalista, DRT Nº 5311/ PE, escritor, radicado em Pernambuco há mais de 20 anos. Teve seu início na literatura como contista, com a publicação do conto Meu Primeiro Milhão na revista Caruaru Hoje, em outubro de 2005. Membro da União Brasileira de Escritores em Pernambuco. Primeiro Secretário da Academia Recifense de Letras, ocupando a cadeira de nº 01. Pertence a Academia Olindense de Letras, ocupando a cadeira de nº 20, Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda, ocupando a cadeira de nº 21 e da Academia de Artes e Letras de Pernambuco, ocupando a cadeira de nº 10.


CÉLIA LAMOUNIER


Nasceu 19.07.43 em Itapecerica MG, onde reside. Ativista cultural, escritora, advogada. Aposentada TCEMG. Desde jovem participando de eventos literários, colunista em jornais e editora de três jornais municipais. Fundadora e Presidente das Academias de Letras de Itapecerica e de Ipatinga MG. Pres. do Conselho de Patrimônio Histórico Itapecerica. Sócia de Academias e Grupos Literários, tendo 07 LIVROS publicados, honrarias, diplomas e premiações recebidas.



CHARLES SIMÕES


Charles Santos Simões nasceu no dia 05 de junho de 1971, na cidade de Primeira Cruz-MA.É filho de Eudes Veras Simões e Raimunda dos Santos. É professor de Língua Portuguesa das redes municipal e estadual em São Luís. Trabalha  também no Instituto de Ensino Superior Franciscano- IESF, no Município de Paço do Lumiar. Tem participado  de algumas antologias pela All Print Editora e Mágico de OZ.É o primeiro lugar do primeiro Festival de Contos do Rio de Janeiro,  evento promovido pela Literarte. 



CHRISTINA LUIZ


Sou Fonoaudióloga. Implantei a fonoaudiologia  no PAM-Venezuela do extinto NAMPS. Residi oito anos em Genebra, onde iniciei uma tímida carreira literária ao escrever, lá pelos anos noventa , o romance “Que fim levou Lola Brasil?”. Em 2013 recebi o prêmio de Melhores contistas da editora Mágico de Oz. Participei de Antologias no Rio de Janeiro e São Paulo. Sou membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Buenos Aires.  Em 2014, recebi o prêmio “Melhores Romances” da Literarte. Atualmente estou em permanentes pesquisas para meu próximo trabalho.



CRISTINA DE AZEVEDO

Cristina começou escrever ainda na adolescência, quando fazia poemas, poesias e cartas. Leitora voraz, perdia o recreio na biblioteca lendo romances. Aos 26 anos começou a escrever seu primeiro romance inspirada nas cataratas do Iguaçu, uma das belezas de sua cidade natal (Foz do Iguaçu). Seu mundo imaginário foi ganhando vida, tanto que no ano de 2013 decidiu que iria começar a publicar suas escritas fechando contrato com a MODO editora que publicará o livro Nacqua - O Reino Escondido. Cris escreveu também vários contos, dois deles foram publicados no site da Amazon. “Borboleta- Rompendo o casulo” e “renascendo em sangue.” 



DANIEL COSTA

Jornalista especializado em Filatelia, com criação e Direção da Revista Filatélica Portuguesa - FRANQUIA.
Artigos (em regime de Freelancer, nomeadamente, a  CRÓNICA FILATÉLICA, de Madrid.

Sete livros publicados, mais dois a publicar, mais um escrito.







ELVANDRO BURITY (MEMBRO HONORÁRIO)


Nasceu no bairro de Quintino Bocaiúva, subúrbio do Rio de Janeiro. Residiu na cidade de Barrow-in-Furness, (Condado de Cúmbria), Inglaterra, entre março de 1971 a junho de 1974. Naquele período visitou a cidade de Stratfor-upon-Avron (terra de Shakespeare) quando teve despertada a vontade de escrever poesias. Aposentado pelo Ministério da Marinha escreveu o primeiro livro em 1987: A Dinâmica dos Trabalhos. A primeira obra de poesias foi O Desafio de Versejar… Viajando pela Imaginação, publicada em 2006. Em 2012 lançou no Salão do Livro em Paris o livro  Rien que des Aldravias. É patrono da Cadeira nº 36 da Academia de Letras e Artes de Plácido de Castro, localizada no estado do Acre. 



EULÁLIA COSTA


Eulália nasceu em 04/09/1981, em São Bento-MA, mas reside em São Luís-MA. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UEMA, pós-graduada em Saúde da Família –LABORO/ESTÁCIO DE SÁ, funcionária pública federal (HUUFMA) e escritora. Possui um livro intitulado "Uma viagem fascinante" – 2009 publicado pela editora Vermelho Marinho da Usina de Letras-RJ e “Antítese do Tempo”-2011 pela Corpos Editora em Porto-Portugal; possui algumas poesias publicadas em coletânea 10 anos da Usina de Letras, sites e antologias.


FABIANA DE ALMEIDA


 Fabiana é graduada em Letras e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Escreve sobre os acontecimentos, emoções e reações do cotidiano, do universo intimista, principalmente o mundo feminino. Possui vários escritos cuja publicação está entre os planos para 2014. Uma de suas crônicas foi publicada pela Editora Scortecci, sob o título “Luzes”, na obra “Antologia Nossa História Nossos Autores”, lançada na Bienal Internacional do Livro de 2012, em São Paulo, além de participação em outras antologias em 2013.

FRANCILANGELA CLARINDO


Francilangela Clarindo nasceu em Fortaleza. Lê e escreve antes mesmo de o saber fazer. A leitura e a escrita faziam parte do universo de suas brincadeiras pueris, encantando e trazendo magia e alegria. Quando se apropriou das letras e as decodificou, passou então a escrever suas histórias. Nunca mais parou. De natureza intimista, tem no ato de escrever uma arte que liberta seu ser, que vibra seu coração e libera sua mente. Em 2010 publicou seu primeiro livro. 

IRIS SAMPAIO

Natural de Aracoiaba - Ceará, residente em Fortaleza. É contadora e Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro correspondente da Academia de Letras e Artes de Goiás e faz parte da Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA). Atualmente, desenvolve suas atividades profissionais na Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento.


MARCELO FONTES



Formado em Hotelaria e Turismo, sou coordenador de turismo na cidade do Rio de janeiro. Escritor, artista plástico, ator e musico. Desde menino escrevo poemas, letras de musica e dedico-me à pintura, onde participei de algumas mostras de artes.  

MARIA DE LOURDES BORGES




Cursou UNISINOS-São Leopoldo-R/S Foi professora. Empreendedora bem sucedida no ramo de Turismo. Depois de uma viagem à TERRA SANTA aflora nela o dom da Poesia. Frequentou Oficinas  Literárias e está se aprofundando na Literatura, sua  grande paixão. Participou de  oito  ANTOLOGIAS: POESIAS ENCANTADAS II-III-IV-V-VI
E ANTOLOGIA DELICATTA 06 e 07.



MARIA DO CÉU LOPES



Aruângua é o pseudônimo da escritora Maria do Céu Lopes Heinrich. Nascida em Moçambique, vive no Brasil desde 1975, onde adquiriu a naturalidade.
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCCampinas e advogada, estudou imagem na Unicamp. É apaixonada pela cultura brasileira e dedica-se às artes plásticas, cerâmica e fotografia desde 1998. Participou de várias exposições e foi presidente da Associação dos Artistas Plásticos e Visuais de Indaiatuba, tendo elaborado o seu estatuto. 



MARTHA TAVARES PEZZINI


Nasceu em São Pedro  dos  Ferros,  MG;  Formação: Pedagogia –Casada – Reside em Belo Horizonte, MG – Publicou um livro: “Vieiras e Tavares – Genealogia e Lembranças” -  Possui  um blog: Sobre Livros e Autores/marthatavaresspf.blogspot.com  onde publica o que  escreve além de outros autores -  Membro da Literarte – Acadêmica Correspondente  da Academia de Letras de Goiás -  Prêmio Literarte 2014 de Melhores Crônicas – Pretende lançar um livro no primeiro semestre de 2014. 

PEDRO AMARO DO NASCIMENTO
NASCIDO EM 28/06/1937 NO MUNICIPIO DE PAUDALHO-PE, HÁ MUITO É CONHECIDO EM SERGIPE COMO PROFESSOR, RESIDINDO NA CAPITAL SERGIPANA HÁ QUASE CINCO DÉCADAS, AUTOR DE 104 LIVROS DE CORDEL E DETENTOR DE MAIS DE 68 TÍTULOS ENTRE DIPLOMAS E CERTIFICADOS.


RAFAEL BÖNNEMAN


Rafael Bönemann, com Bacharelado em Administração de Empresas e Pós-Graduação em Consultoria Econômica, trabalhando como Professor de Gestão Empresarial e Analista Tributário nos dias atuais, recentemente chamado para compor a banca examinadora de poesias do Primeiro Concurso de Poesias Edy Braun de Toledo – PR, ainda, coleciona inúmeras publicações literárias em níveis nacional e internacional. 



RITA PEA
Rita Pea nasceu no outono de 1986 no dia 29 de Novembro em Lisboa, mas foi na vila de Aveiras de Cima que passou parte da sua vida. Em 2006, mudou-se para a cidade de Évora. Em 2009 com 22 anos, Rita Pea vence um concurso literário para jovens escritores e é publicado o seu primeiro livro intitulado “Fragmentos de uma Alma” com o pseudónimo “Ainoha Leporello”. Fez a sua primeira sessão de Autógrafos na Feira do Livro no Porto em 2010 e em 2013, no 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa em Genebra. Escreve quando convidada para as Revistas “Varal do Brasil” e “A Ilha”. É Membro da LITERARTE e ACIMA. 


SILVIA ARAUJO MOTTA
Profa. Dra. em Filosofia, Profa. de Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa.Pedagogista aposentada. Membro da Literarte com prêmios e publicações Comendadora, Chanceler, Gran-Colar, Poeta,Sonetista,Contista, Trovadora,  Produtora Cultural.Diretora no Círculo Nacional do Meio-Ambiente.Rainha Internacional dos Acrósticos, autora de mais de 7mil poemas,  em 44 livros-solo, 4 idiomas.

SOLANGE FIGUEIREDO


Professora, poeta e ativista cultural. Acadêmica Imortal na Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes; na Academia de Letras do Brasil/Seccional Suíça; no Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires e na Academia de Letras de Marataízes. Comendadora da Cidade do Rio de Janeiro, Embaixadora da Paz pela ONU e Delegada Cultural. Dentre os últimos títulos recebidos: “Destaque Poético de 2013” pela Academia de Letras de Fortaleza e “Troféu Destaque de 2013” pela Academia Niteroiense de Belas Artes e Letras.

TAUNY MENDES



YARA REGINA FRANCO



YIARA HILLEBRAND
Yiara Hillebrand nasceu em Porto Alegre e, em 2008, torna-se artista plástica profissional pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Brasília. Muitos dos seus trabalhos revelam o seu comprometimento com as questões existenciais do ser humano, mas o forte da sua poética prende-se ao enaltecimento da própria arte em um mundo excessivamente materialista, através de signos que remetam à música, aos livros ou à dança.







2 comentários:

  1. Muito feliz por estar somada a tantas pessoas de talento!
    Abraço fraterno a todos!

    ResponderExcluir
  2. O meu nome não consta ainda. Será inesrido após o Encontro na Quinta da marinha- Cascais-Portugal?

    ResponderExcluir