PRÊMIO DESTAQUE POÉTICO 2014

O Nordeste sempre foi um celeiro de grandes poetas e artistas, mas, com a globalização houve a necessidade de abrir novos laços e fazer com que além de exportar nossos poetas, importássemos o talento de  escritores brasileiros de todos os cantos do País, assim, começamos a receber novos membros como correspondentes e desta forma, nos tornamos cidadãos do mundo; assim surgiu o Prêmio Destaque Poético 2014. Nossos membros indicaram os novos premiados com muito carinho e atenção, e assim poderemos fazer deste encontro uma grande festa. 
A ALAF- Academia de letras e Artes de Fortaleza tem o prazer de divulgar nossos ganhadores :

A. Zarfeg

Almir Zarfeg é poeta e jornalista itanheense residente na cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia. Ele é autor de mais de uma dezena de obras envolvendo os mais diversos gêneros textuais. Em 2013, lançou o e-book "Poe-mas" (Germina) e o livro de poemas "Ave, Poesia!" (PerSe), em parceria com a poeta mineira Jan Cordeiro.Zarfeg participa de várias agremiações literárias Brasil afora, como União Brasileira de Escritores (UBE), Academia de Artes de Cabo Frio (ARTPOP), Academia de Letras do Brasil (ALB) e Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO).


Alberto Slomp

ALBERTO SLOMP NASCEU EM SÃO PAULO – CAPITAL. ESCRITOR E POETA PERTENCE À UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES, MOVIMENTO POÉTICO EM SÃO PAULO, FUNDAÇÃO CULTURAL E INTERNACIONAL DEL’SECCHI E ELOS CLUBE EÇA DE QUEIROZ EM SÃO PAULO. TEM MAIS DE UMA DEZENA DE LIVROS DE ANTOLOGIAS E PRÊMIOS.

Ana Elizandra
Anna Elizandra, professora e escritora da Santa Luzia – MA, lançou um livro solo, um dueto poético e tem participação em várias antologias lançadas no Brasil e em diversos outros países. É membro de algumas academias e já recebeu diversos prêmios de literatura.

Antônio Nahud Júnior


BIA FIQUER
Beatriz Teixeira Fiquer é graduada em Letras, Mestre em Literatura e Crítica Literária (PUC-SP) e doutoranda em Língua Portuguesa (PUC-SP). É professora da Escola Terra Brasil (Atibaia) e das Faculdades Atibaia (FAAT). É pesquisadora, com ênfase em Intertextualidade, Literatura Brasileira e Portuguesa e foco no estudo de Camões. Tem vários artigos, resenhas e capítulos de livros publicados. Atua também como revisora. 


Conceição Oliveira

Conceição Maia Rocha de Oliveira é natural e residente em Aveiro, Portugal.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Português e Francês, pela Universidade de Aveiro,  (antes, Bacharelato em ensino Básico), exerceu pedagogia 38 anos.
- Aposentada da carreira pedagógica, dedica-se à escrita, pintura e jardinagem. 

Cris Souza

Eduardo Benetti

Sou formado em Educação Física, pós-graduado em Jogos e Brincadeiras na Educação e Neurociência e Aprendizagem na Educação, integrante do Grupo de Poesia de Catanduva - Guilherme de Almeida. Amante de poesia e literatura. Tomei gosto pela escrita ainda que de modo entusiasta, tendo apoio de meus amigos, namorada e das pessoas que estão ao meu redor, venho atualmente dando continuidade ao meu intento de publicar um livro.

Elair Xavier
Professora formada em letras, no momento trabalhando na coordenação de projetos da Secretaria de Educação de Chapada dos Guimarães – MT. Escritora de contos e peças teatrais, tendo iniciado na carreira de poetisa em janeiro de 2014. Estilo universal, tendo recebido distinção do Grupo SOLAR DE POETAS pelo melhor da semana, com o Poema, SILÊNCIO.




Francilangela Clarindo

Francilangela Clarindo nasceu em Fortaleza. Lê e escreve antes mesmo de o saber fazer. A leitura e a escrita faziam parte do universo de suas brincadeiras pueris, encantando e trazendo magia e alegria. Quando se apropriou das letras e as decodificou, passou então a escrever suas histórias. Nunca mais parou. De natureza intimista, tem no ato de escrever uma arte que liberta seu ser, que vibra seu coração e libera sua mente. Em 2010 publicou seu primeiro livro. 

Francisco Costa


Francisco Evandro

Oficial da Reserva do Exército, professor de Matemática e Física com Pós-Graduação, escritor e poeta com 16 livros publicados, sendo um em língua francesa.É detentor de várias comendas e premiações literárias no Brasil e no Exterior. E Pertence a  três academias internacionais e a seis academias no Brasil


Jani Brasil

Janadabi Vieira Cruz, nascida em Urânia , Estado de São Paulo/Brasil, aos dias 05 de maio de 1956.Palestrante, Teóloga, Poeta ,Escritora, Artista Plástica(autodidata),  compositora, membro da Academia de Letras e Artes do Estado do Goiás, membro da Associação  Internacional de Escritores e Artistas .Melhores poetas luso brasileiro 2014 .Como Escritora: “Analogia e Poesias, Poemas ao Vento, Amor em  Movimento(conto)”Como Artista Plástica: Entre telas e painéis umas  50 obras em óleo, acrílica e mista. Participação no Anuário Brazilianarte 2013.

José Donizetti Nicolini Gonçales
José Donizetti Nicolini Gonçales - Paulista, nasceu em São Manuel – SP, em 04.05.1962 – Residente desde 1969 em Osasco – SP. É associado LITERARTE. Membro da Academia de Letras e Artes de Goiás, de Vitória – ES e do Núcleo Acadêmico de Buenos Aires, Academia de Artes de Cabo Frio - ARTPOP. Ainda da União dos Escritores e Poeta de Barueri - “Operários das Letras” e do Maepo - “movimentos de artistas e poetas de Osasco”, em São Paulo.

Lilian Udar

Escrevo desde sempre. É uma necessidade interna constante.Não tenho livros publicados, embora tenha material e incentivo suficiente para fazê-lo. Creio que o livro/os livros sairão na hora certa, tão maduros quanto eu mesma.

Lindalva Quintino

Lindalva Silva Quintino dos Santos, Lin Quintino, mineira. Formada em Letras com especialização em Metodologia do Ensino Superior, e, em Psicologia pela Universidade Fumec. Ocupo a cadeira 99 da ANLPPB e faço parte da ALPAS. Fui indicada ao Prêmio Wilson Caritas, poeta Revelação 2013, e ao Troféu Cecília Meireles “Mulheres Notáveis”, abril de 2014. Escrevo no Caderno Literário Pragmatha, mensalmente.


Luci Afonso
Natural de Araxá, MG, mora em Brasília desde 1971. Funcionária aposentada da Câmara dos Deputados, onde atuou por 25 anos no Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação. Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras – Português na Universidade Católica de Brasília Virtual. Agente Cultural do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal, na área de literatura.  Publicou três livros de crônicas

Lulu Cominato
Sempre gostei de escrever desde jovem, como me aposentei faz 3 anos, em setembro de 2013 voltei a escrever e estou amando, participei de duas Antologias e uma Coletânea, primeira EMOÇÕES POÉTICAS, segunda You and I.


Mágda Regadas Resende
Carioca, residente em Belo Horizonte, casada a 23 anos e mãe de dois filhos.  Fonoaudióloga por formação, escritora por paixão. Se você pergunta: - Desde quando você escreve? Ela vai te responder : Eu escrevo desde sempre.  Qual a diferença da escritora Mágda de antes e a de agora? O acesso ao mundo dela. Em 2013 ela sai de trás do teclado e se mostra para os de fora abrindo as páginas de sua primeira obra de ficção. O livro Princesinha.

Marcos Mairton
Nascido em Fortaleza, Ceará, a 17 de agosto de 1966, Marcos Mairton é escritor, poeta, cordelista e compositor, com vários livros publicados, dentre eles, O Quilombo do Encantado, Conhecimento Editora, com ilustrações de Jabson Rodrigues, incluído no Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE 2012; e Um sapo dentro de um saco, Edições Demócrito Rocha, com ilustrações de Eduardo Vieira, incluído no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2013. 


Patrícia Zago
Patricia A. Zago Pessoa é professora de Letras - português, natural de Guaratinguetá, SP.
“Sou apenas uma ‘poeta’ amadora, letrada na realidade, na lida suada dessa nossa vida, forjada em vivências, além das belas palavras...”

PAULINA SILVA LIMA
Paulina Silva Lima Rodrigues. Natural de Humaitá-AM.
Canta, compõe, dança. Escritora e poeta.Tem formação na: Escola Paulo Apóstolo, em 1998. Participação nos cursos de: Comunicação com ênfase em oratória e expressão corporal. Em 2002. Cantar é preciso com ênfase nas Oficinas: Cuidados com a Voz, Musicalização Infantil, Expressão Corporal, Técnicas Vocais e Ensaios Práticos.
Rai D'Lavor
É MEMBRO ACADÊMICO DA ALAF. Participou de várias antologias das Ed: Literarte e Delicatta. Ganhou o Prêmio Literarte 2013, em Evento promovido pela Literarte em Foz de Iguaçu. Membro Acadêmico de Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires, um evento promovido pela LITERARTE.

Raimunda Savedra

Roosevelt Vieira Leite

Roosevelt Vieira Leite nasceu em Sobral no Ceará. Teve a primeira parte de sua educação em Fortaleza. É professor da rede pública em Sergipe. Foi professor universitário na Universidade Estadual Vale do Acaraú. É filho da escritora cearense Helenice Vieira Leite, advogada e formada em Ciências Sociais, uma das fundadoras da Casa Juvenal Galeno (Um centro cultural feminino de letras e artes, muito respeitado no Ceará). Sempre viveu no ambiente acadêmico e no mundo das idéias. Atualmente escreve em sites da internet divulgando suas idéias para o mundo. 

Roseli de Arruda
Socióloga, poeta e escritora. Fundadora do Grupo Cultural Ares e Mares de São Paulo, Membro da Jornada Internacional de Mulheres Escritoras, Fundadora da Revista Plural. Autora de artigos publicados em jornais e revistas do Estado de São Paulo. Autora do romance-histórico "Mathyê o senhor das quatro direções" escrito quando conviveu com indígenas na cidade de Cusco e Machu Picchu, Peru. Autora do livro Equilíbrio (a publicar) escrito durante a peregrinação do Caminho de Santiago de Compostela, Espanha. 


Tauny Mendes



Yara Regina Franco

Yara Regina Franco nasceu em Araraquara – SP. É escritora, poetisa, ilustradora, Advogada especialista em Direito Tributário e Processo Tributário, Agente Fiscal de Rendas aposentada, Ex-Juíza do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo. É bacharel em Direito, Administração de Empresas, Economia e Música. 



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os premiados!
    Parabéns à ALAF pelas iniciativas em prol da cultura e da divulgação de personalidades ligadas às artes.
    A minha gratidão! O meu abraço fraterno, a todos!

    ResponderExcluir