quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Festival de cinema do Acre

Juventude, crianças e idosos são contemplados com ações do Projeto Cinema e Formação no Vale do Alto Acre
O projeto da Associação Acreana de Cinema (Asacine) leva Oficina de Técnicas Básicas de Cinema e Vídeo, ministrada pelo cineasta Adalberto Queiroz, aos municípios de Capixaba, Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri.

“Esse trabalho, realizado graças à Lei de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Acre, com patrocínio do Supermercado Araújo, tem como objetivo garantir que a população do interior tenha o direito e acesso à formação técnica para a construção de obras audiovisuais, com noções teóricas e práticas de roteiro, além do conhecimento sobre as nomenclaturas cinematográficas, operação de câmera, captação de imagens e de áudio e o trabalho de produção”, destaca Queiroz.

O projeto também apresenta nessas localidades uma mostra de filmes acreanos de caráter educativo, que abordam meio ambiente, história, educação e temas da atualidade para serem debatidos e discutidos. Tudo isso são componentes da oficina, uma forma de incentivar a leitura cinematográfica e valorizar o produto local. Outra proposta do projeto é trabalhar na montagem de núcleos independentes de produção em cada um desses municípios.

A oficina tive início em Capixaba e desde a segunda-feira, 3, acontece em Assis Brasil. Em Brasileia será a partir do dia 10 e vai até 15, às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal. Em Epitaciolândia, as aulas começam no dia 17 e vão até 22, sempre às 19 horas, no Centro de Florestania. O projeto encerra essa fase em Xapuri, onde o curso será do dia 24 ao dia 29, às 8 horas, no Cine Casa Branca.

0 comentários:

Postar um comentário